Genética UFMG

ICB - UFMG
English Spanish

Dissertações

Retornar
Dados da dissertação

Número
265  
Aluno
Marla Mendes de Aquino
Orientador
Eduardo Martin Tarazona Santos
Linha de Pesquisa
 
Título da defesa
Análise de Compartilhamento de Segmentos Idênticos Por Descendência (IBD) como Ferramenta Para Entender a Homogeneização e Fluxo Gênico de Populações Nativas Andinas
Número de páginas
 
Data da defesa
15/02/2018
Local
Bloco B2 - Sala 162
Horário
10:00
Banca Examinadora
Eduardo Martin Tarazona Santos (UFMG)
Fabricio Rodrigues dos Santos (UFMG)
Leonardo Barbosa Koerick (UFMG)
Resumo
A região Andina tem uma importância ímpar nos estudos evolutivos já que, no momento da chegada dos europeus apresentavam níveis de densidade populacional e desenvolvimento socioeconômico inigualável em outras regiões da América do Sul. Desde o povoamento dessa área até a chegada dos espanhois, as populações andinas passaram por processos de fluxo cultural e gênico, levando a uma homogeneização maior do que a encontrada nas populações mais a leste da América do Sul. Aqui foi usados uma alta densidade de SNPs e populações que ainda não foram abordadas, para tentar entender quando essa homogeneização ocorreu, e inferir possíveis eventos históricos envolvidos. A ferramenta escolhida para tentar responder essas questões foi a análise de segmentos idênticos por descendência (IBD - identical by descent). O tamanho desses segmentos compartilhados entre indivíduos é relacionado ao tempo em gerações até o ancestral comum mais recente entre eles, portanto, o padrão dos tamanhos desses segmentos entre indivíduos de populações diferentes pode auxiliar na inferência de como e quando aconteceu o fluxo gênico entre essas populações. Para essas análises foram utilizados 1.9M SNPs de 218 indivíduos atuais de 5 populações nativas andinas, além de 7 populações amazônicas como base para comparações. Após o controle de qualidade, os fragmentos IBD entre pares de indivíduos foram inferidos utilizando a metodologia implementada no software GERMLINE. A visualização dos padrões de IBD em diferentes momentos históricos não apenas confirmou a homogeneização andina, como também mostrou que ela era maior nos últimos 500 anos, sendo perceptível desde 1090dC a 1420dC, o que provavelmente estaria relacionado à expansão Wari-Tiuanaku. A colonização espanhola parece ter diminuído a diferença entre andinos e amazônicos, e diminuído a homogeneização andina, que volta a se intensificar depois de 1720dC. Por aproximação a um modelo de herdabilidade de IBD, é possível inferir que o último evento de fluxo entre os nativos andinos ocorreu a 5 gerações atrás. 
Palavras-chave
fluxo gênico, identidade por descendência, Nativos andinos
Dissertação no formato PDF
Clique para abrir a defesa
Ata da defesa no formato PDF
Clique para abrir



Processo seletivo
Processo seletivo
Editais, modelos,
resultados

Formulários/Documentos
Formulários e documentos

Laboratórios
Laboratorios


Calendário Acadêmico UFMG

PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA - ICB - UFMG

Bloco L3 - Sala 317 - ICB/UFMG
Horário de atendimento ao público: 08 às 11:30hs e 13 às 14:30hs.
Av. Antônio Carlos, 6627 - Cx.Postal 486 - Pampulha
CEP: 31270-901 - Belo Horizonte - MG - (0xx) - 31 - 3409-2570 - colposgen@icb.ufmg.br

Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Rizzatti Luizon
Subcoordenação: Prof. Dr. Fabrício Rodrigues dos Santos
Secretária:

Acesso restrito

Docentes/discentes: login = senha = CPF (dígitos); Usuários do sistema: login e senha no sistema; Observatório COVID: senha pré-definida no módulo.
 

Genética UFMG Facebook Genética UFMG Twitter