Dúvidas frequentes e informes gerais
29nov2024
Informações sobre Mestrado e Doutorado
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Tudo o que você precisa saber sobre o Mestrado e Doutorado em um só lugar!
Quer conhecer os detalhes sobre nossos programas de Mestrado e Doutorado? Preparamos um PDF completo com todas as informações importantes que você precisa:
-Requisitos para inscrição
-Apresentação do programa
-Comissões do programa
-Informações sobre bolsas de estudo
-Estrutura curricular e orientações.
Esse material foi pensado para facilitar sua jornada acadêmica e esclarecer dúvidas sobre o programa. Clique no botão abaixo para acessar o PDF e comece a planejar seu próximo passo na sua formação!
19set2024
Registro de Residência Pós-Doutoral (RPD)- Passo a passo
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18set2024
ROTEIRO: EXAME DE QUALIFICAÇÃO
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Prezados (as) discentes,
O exame de qualificação é um momento muito importante no doutorado, e sabemos que muitos alunos têm dúvidas sobre ele. Por isso, para facilitar o entendimento do processo, a secretaria elaborou um roteiro com as etapas necessárias para a realização da sua qualificação
Atenciosamente,
Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Genética - ICB / UFMG
(31) 3409-2570
Site:http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/
11set2024
PASSO A PASSO SEI (TRAMITAÇÕES DE DEFESA/ASSINATURAS DE DOCUMENTAÇÕES)
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PREZADOS,
A UFMG agora se utilizada do SEI - Sistema Eletrônico de Informações, para tramitar seus processos. Segue passo a passo para cadastro como usuário externo:
1. Acesse o site
https://sei.ufmg.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar id_orgao_acesso_externo=0
e clique no link 'Clique aqui se você ainda não está cadastrado'
2. Leia as advertências e clique no link 'Clique aqui para continuar'.
3. Preencha todos os dados requeridos e clique no botão Enviar. Utilize
maiúsculas e minúsculas adequadamente, NÃO ESCREVA EM CAIXA ALTA.
4. As instruções para ativar o cadastro serão enviadas ao e-mail informado.
Clique em OK.
5. O cadastro somente será liberado após o solicitante responder ao e-mail
recebido anexando documento de identificação oficial e informando o tipo de
processo ou procedimento do qual participará.
6. Cumprida a etapa, o cadastro será liberado no sistema e o usuário receberá
novo e-mail informando a ativação do usuário.
7. Quando um documento for liberado para interação, um e-mail automático será
enviado com instruções para assinatura ou visualização do documento, conforme o
caso.
8. Manual e link de acesso disponível em
https://sei.ufmg.br/index.php/acesse-o-sei/.
03set2024
PASSO A PASSO: MARCAÇÃO DE DEFESA VIA SISTEMA ACADÊMICO
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Prezados,
Informamos que a partir do dia 01/09/2024 as defesas devem ser marcadas via sistema MINHAUFMG.
Informamos, também, que o passo a passo foi retirado do proprio sistema acadêmico.
Atenciosamente,
Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Genética - ICB / UFMG
(31) 3409-2570
Site:http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/
14jun2023
Solicitação de Pedidos de Auxílio Publicação: Passo a passo
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Prezados, boa tarde!
A fim de otimizar o trabalho da Comissão Financeira e da Coordenação na avaliação de pedidos de Auxílio Financeiro para pagamento de ARTIGO, o PPG sistematizou um fluxograma dessas solicitações através do site: http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/ > Acesso Restrito.
Os alunos ou professores farão a solicitação via site > A CF analisará > O Colegiado fará a análise final.
Passo a passo explicativo disponível no link abaixo.
Pedidos de Prorrogação de Defesa/Qualificação
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Prezados, boa tarde!
A fim de otimizar o trabalho da CAE e da Coordenação na avaliação de pedidos de Prorrogação de Defesas/Qualificações, o PPG sistematizou um fluxograma dessas solicitações através do site: http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/ > Acesso Restrito.
Os alunos farão a solicitação via site > O orientador aprovará no acesso restrito > A CAE analisará > A coordenação finalizará a análise.
Passo a passo explicativo disponível no link abaixo.
Att,
PPG em Genética
Pedidos de Diplomas(Doutorado e Mestrado) e Certificados(Especialização e Pós Doutorado)
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Segue orientações para envio de pedidos de Diplomas (Doutorado e Mestrado) e Certificados (Especialização e Pós Doutorado).
A DOCUMENTAÇÃO ENVIADA FORA DO PADRÃO SERÁ DESCONSIDERADA.
MESTRADO E DOUTORADO:
Em anexo você deverá enviar os seguintes documentos, na ordem que está escrito abaixo, no título do arquivo deverá estar escrito: 'documentação<
Caso você precise com urgência você deverá enviar mais um arquivo com os seguintes documentos na ordem, no título do arquivo deverá estar escrito Urgência [NOME' target='_blank'>NOME]'
1.Cópia da carteira de identidade (frente e verso). No caso de alunos estrangeiros, anexar cópia do passaporte:
1.Requerimento de Urgência, disponível em:
http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/docs/form.req.diploma.pdf?src=3861 ou no site em: Formulários/Documentos
2.Comprovante de urgência.
CERTIFICADO DE DEPÓSITO- PASSO A PASSO:
Procedimento para os alunos abrirem o processo para tramitação do termo de Autorização + Atestado de Entrega do Trabalho: http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/docs/AtestadodeEntrega_Discente.pdf
Procedimento para que o orientador possa assinar o Termo de Autorização (Orientadores internos e Externos à UFMG devem assinar): http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/docs/docente.pdf
Obs: A secretaria irá disponibilizar o acesso em BLOCO DE ASSINATURAS do Departamento em que o Prof. é vinculado.
Após a Tramitação, a biblioteca enviará via SEI o Certificado de Entrega do Trabalho (documento indispensável para expedição do diploma).
CERTIFICADO DE PÓS DOC
1.Relatório sucinto e fundamentado sobre as atividades realizadas, acompanhado de sua produção intelectual no período (Relatório de no máximo 3 páginas).;
2.Cópia da carteira de identidade (frente e verso);
3.Cópia da certidão de nascimento ou da certidão de casamento.
A falta de qualquer um destes documentos inviabilizará a emissão do diploma. Colocamo-nos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.
Atenciosamente,
Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Genética - ICB / UFMG
Resolução de Qualificação de Doutorado 01/2021 e Novos Formulário para Preenchimento dos Discentes e Banca
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Caros orientadores e estudantes,
A Capes tem mudado de maneira substancial os critérios de avaliação dos PPGs e tem considerado parâmetros que antes não possuíam muito peso nas avaliações. Neste sentido, o critério de número de publicações dos docentes com seus orientados tem tido seu peso muito aumentado. Com vistas neste critério, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Genética da UFMG aprovou a criação do novo formulário do Exame de Qualificação (nível Doutorado) e Nova Resolução de Regras de Qualificação).
O formulário utilizado atualmente nos Exames de Qualificação é muito subjetivo, dando pouca ciência sobre o andamento do trabalho de tese. Assim, um novo formulário foi elaborado, debatido e aprovado pelo Colegiado. Nosso intuito é saber o real estado do trabalho de tese - se as metas e os prazos estão sendo cumpridos, qual(ais) produto(s) será(ão) de fato gerado(s), etc.
Assim, o que se espera é uma melhora dos nossos índices de publicação, em que o orientado seja o primeiro autor e o orientador seja o último autor/autor correspondente.
Salientamos que a nova Resolução, o novo formulário da banca e o formulário do discente será utilizado a partir deste semestre (2021/1).
Agora, à banca de Qualificação terá acesso ao Formulário (disponível em: http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/forms.php > FORMULÁRIO DE QUALIFICAÇÃO PREENC. DISCENTES) de informes do andamento do trabalho, a ser preenchido pelo aluno. Esse formulário será inserido no processo de Qualificação Via SEI, para que a banca tenha este conhecimento do histórico do desenvolvimento do trabalho, subsidiando uma melhor análise.
Já o formulário reformulado da banca, como de praxe, será inserido no SEI para preenchimento online/síncrono.
Resolução publicada hoje, conforme link:
Resolução 02/2021 - Institui a CAE - Comissão de Acompanhamento de Estudantes + Informes de Funcionamento e entrega de formulários
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Caros orientadores e estudantes, boa tarde!
O Colegiado do PPG Genética aprovou a criação da Comissão de Acompanhamento de Estudantes (CAE). A CAPES tem mudado de maneira substancial critérios de avaliação dos PPGs e tem considerado parâmetros que antes não representavam muito peso nas avaliações. Neste sentido, o critério de número de publicações docente com seus orientados tem tido um grande peso. É com vistas neste critério que criamos a CAE.
O objetivo desta comissão é acompanhar o desenvolvimento dos projetos de cada estudante ao longo do doutorado/mestrado, identificando precocemente dificuldades surgidas no decorrer do curso, sugerindo possíveis adequações e assessorando o Colegiado no sentido de melhorar nossos índices de publicação orientador/orientado.
O Colegiado ressalta que a CAE NÃO tem por atribuição a interferência no desenvolvimento dos projetos e tampouco a intervenção da relação orientador/orientado, respeitando a liberdade de cátedra de cada orientador.
Este acompanhamento será realizado através de relatórios anuais enviados pelos estudantes/orientadores.
O cronograma de entrega dos relatórios será:
Nível Mestrado: Dois relatórios. O Primeiro na terceira matrícula/semestre; e o segundo seis meses antes da defesa (considerando as eventuais prorrogações).
Nível Doutorado: Quatro relatórios. Primeiro ao Terceiro: relatórios anuais na terceira, quinta e sétima matrícula/semestre e, Quarto: seis meses antes da defesa (considerando as eventuais prorrogações).
O formulário proposto pelo Colegiado para o relatório será preenchido online, através de nosso site http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/ > em acesso restrito (Para quem nunca acessou, a senha é o seu CPF). Os itens serão distribuídos em abas e o discente deverá transcrever lá suas respostas e submeter o relatório à CAE. O aluno poderá receber a revisão do professor orientador, caso ele tenha feito alguma observação sobre o relatório (à exceção do ITEM 5, que o orientador não terá acesso).
Em (http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/quadroacrelmd.php) está disponível a tabela com os prazos de preenchimento anuais e a confirmação de envio ou pendência de cada estudante. O sistema enviará e-mails automáticos para lembrete de preenchimento.
Sobre o conteúdo do formulário:
O discente enviará (com aval do orientador) os quatro primeiros itens, que constituirão o Relatório Geral. Uma outra aba (item 5) poderá ser preenchida pelo discente e apenas os membros da CAE terão acesso a ela.
O orientador verá, em seu acesso restrito, o relatório geral dos seus estudantes, com exceção do item 5 (exclusivo para a CAE). O docente terá a opção de analisar o relatório, podendo enviar à CAE ou retornar ao aluno com observações (haverá um campo de preenchimento para essas observações). O docente também terá a mesma aba (item 5) para preencher, com acesso apenas aos membros da CAE. Assim, tanto o orientador quanto o discente terão um espaço reservado para falar diretamente e exclusivamente com a Comissão.
A ideia é oportunizar uma visão geral do desenvolvimento do trabalho nos itens de 1 a 4 e, lado outro, uma visão individual do estudante e do orientador quanto ao item 5, que apenas a CAE visualizará, dando liberdade para que discente e docente possam escrever neste item com individualidade e expor a sua visão do processo.
A CAE analisará os relatórios e, caso identifique dificuldades no desenvolvimento do projeto, poderá marcar uma conversa com o estudante e/ou orientador para esclarecer dúvidas e sugerir alternativas.
A CAE produzirá semestralmente um relatório de assessoramento para o Colegiado.
Considerando a entrada em vigor neste primeiro semestre de 2021, a primeira cobrança ocorrerá a todos os alunos (exceto os recém-admitidos naquele semestre) em 2022/1º semestre.
Segue modelo de formulário (que será preenchido online pelo discente e docente em seus respetivos acessos restritos no site): http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/docs/MODELOFORMULARIO.CAE.pdf
A resolução encontra-se no link.
Att.
PGGEN
Resolução nº 03/2021: Estabelece normas para Composição de bancas de defesa de Mestrado e Doutorado e Qualificações no PPG em Genética
Link
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O Colegiado do PPG Genética aprovou novas regras para a formação das bancas de defesa de Mestrado e Doutorado, além das bancas de Qualificação de Doutorado.
Desse modo, divulgamos a Resolução nº 03/2021 (link abaixo).
Gostaríamos de solicitar a todos que avaliem a Resolução antes de enviar suas propostas de banca para apreciação do Colegiado.
Para facilitar o trâmite, procedemos com a modificação do Formulário de Aprovação de Banca Examinadora (Defesas e Qualificações) fazendo um compilado de todas as informações necessárias à defesa, incluindo a resolução divulgada hoje, as novas regras de qualificação, a tramitação via SEI, dentre outros informes.
Está disponível em: Formulários/Documentos > Formulário de Aprovação de Banca Examinadora (Defesas M/D e Qualificações).
Contamos com a colaboração e compreensão de todos.
Att,
Coordenação