Dúvidas frequentes e informes gerais
14jun2023
Solicitação de Pedidos de Auxílio Publicação: Passo a passo
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Prezados, boa tarde!
A fim de otimizar o trabalho da Comissão Financeira e da Coordenação na avaliação de pedidos de Auxílio Financeiro para pagamento de ARTIGO, o PPG sistematizou um fluxograma dessas solicitações através do site: http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/ > Acesso Restrito.
Os alunos ou professores farão a solicitação via site > A CF analisará > O Colegiado fará a análise final.
Passo a passo explicativo disponível no link abaixo.
==> Pedidos de Prorrogação de Defesa/Qualificação
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Prezados, boa tarde!
A fim de otimizar o trabalho da CAE e da Coordenação na avaliação de pedidos de Prorrogação de Defesas/Qualificações, o PPG sistematizou um fluxograma dessas solicitações através do site: http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/ > Acesso Restrito.
Os alunos farão a solicitação via site > O orientador aprovará no acesso restrito > A CAE analisará > A coordenação finalizará a análise.
Passo a passo explicativo disponível no link abaixo.
Att,
PPG em Genética
TRAMITAÇÃO DAS ATAS DE DEFESAS E QUALIFICAÇÕES VIA SEI + ROTEIRO PÓS DEFESA (TRAMITAÇÃO DO TERMO DE AUTORIZAÇÃO BIBLIOTECA VIA SEI)
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Atenção!
Algumas tramitações de procedimentos tornaram-se digitais, através do SEI Sistema Eletrônico de Informações da UFMG.
Para fins de aprimorarmos os nossos trâmites e nos adaptarmos ao novo sistema, segue informes sobre defesas e roteiro pós-defesa.
1) APROVAÇÃO DOS MEMBROS DA BANCA DE DEFESA/QUALIFICAÇÃO;
O discente e orientador devem enviar à secretaria o formulário de indicação de banca preenchido com ao menos um mês de antecedência da data prevista para a defesa/qualificação, para apreciação dos nomes pelo Colegiado do PPG Genética. Formulário disponível em: http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/forms.php > Formulário de Aprovação de Banca Examinadora (Defesas M e D). Neste documento há maiores explicações sobre a composição das bancas.
2) APÓS A APROVAÇÃO DA BANCA PELO COLEGIADO DO PPG GENÉTICA
Após a aprovação, a secretaria irá enviar o cartaz para divulgação com os dados da defesa para conferência e aprovação do orientador/discente.
ATENÇÃO: Neste momento a secretaria solicitará o NOME COMPLETO + CPF de todos os membros da banca + E-mail dos Membros + Cadastro obrigatório no SEI.
Sendo assim, ao convidar o membro para a sua banca, caso não seja professor da UFMG, solicitamos que seja enviado junto ao convite o ROTEIRO PARA CADASTRO DE EXTERNOS NO SEI-UFMG (https://sei.ufmg.br/wp-content/uploads/2020/04/MANUAL_USU%C3%81RIO_EXTERNO_RESUMIDO.pdf). Link para acesso após cadastro: https://sei.ufmg.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar id_orgao_acesso_externo=0
O processo será criado pela secretaria. O discente não precisa incluir nada no seu sistema acadêmico. Nós faremos toda a tramitação.
3) TRAMITAÇÃO DO PROCESSO VIA SEI
Aos Professores da UFMG: O processo de defesa será disponibilizado no BLOCO DE ASSINATURAS do Departamento em que V.Sa. Possui vinculação, discriminado com o Nº DA DEFESA/NÍVEL + NOME DO DISCENTE + NOME DO ORIENTADOR. Apenas os professores internos à UFMG conseguem editar o documento (antes de qualquer dos membros assinar. Após a primeira assinatura o documento deixa de ser editável). Sendo assim, pedimos que o orientador revise os dados antes de assinar, para analisar a necessidade de edição (Caso o Prof. Orientador seja colaborador externo à UFMG, pedimos a gentileza do professor interno à UFMG que componha a banca faça as edições nos documentos, caso haja necessidade).
Aos Professores Externos: Após cadastro no SEI e criação do processo de defesa, vocês conseguirão assinar os documentos criados no processo, que serão disponibilizados na íntegra;
Todos os membros da banca receberão e-mail antes da defesa, com o número do processo/número do bloco de assinaturas e demais dados pertinentes à defesa;
Após a defesa e assinaturas, o CERTIFICADO para os membros da banca estará disponível dentro do processo na plataforma SEI;
Após finalização do processo, a Secretaria irá disponibilizar no site a Ata+ Folha de Aprovação para que o discente/docente possa obter o arquivo assinado, em http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/forms.php > Produção
4) ROTEIRO PÓS-DEFESA
Estamos coletando algumas informações do perfil dos alunos que se formam, com a finalidade de entender melhor qual tem sido a inserção de vocês no mercado de trabalho após a defesa.
Fizemos um google forms bem simples e rápido de responder e pedimos gentilmente que vocês nos ajudem nessa coleta de informações:
Segue link: https://forms.gle/w54VboagFyFC5HYJ8
Os procedimentos de titulação e exclusão de registro são feitos automaticamente pela secretaria, sem necessidade de solicitação pelo discente.
* Para obtenção da Ficha Catalográfica: O aluno deverá enviar um e-mail à biblioteca (bib@icb.ufmg.br), com os seguintes dados:
-Folha de Rosto da tese ou dissertação;
-Resumo em inglês e em português;
-Palavras chave em inglês e em português;
-Lista de abreviaturas (se houver);
-Nº da última folha paginada.
* Os demais procedimentos da biblioteca tornaram-se digitais.
Procedimento para os alunos abrirem o processo para tramitação do termo de Autorização + Atestado de Entrega do Trabalho: http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/docs/AtestadodeEntrega_Discente.pdf
Procedimento para que o orientador possa assinar o Termo de Autorização (Orientadores internos e Externos à UFMG devem assinar): http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/docs/docente.pdf
Obs: A secretaria irá disponibilizar o acesso em BLOCO DE ASSINATURAS do Departamento em que o Prof. é vinculado.
Após a Tramitação, a biblioteca enviará via SEI o Certificado de Entrega do Trabalho (documento indispensável para expedição do diploma).
O discente titulado deve enviar, paralelamente, ao PPG Genética a versão final da sua Dissertação ou Tese (em PDF) + Palavras-Chave/Abstract em Word + Informação sobre a publicidade do trabalho, para fins de inserção na plataforma Sucupira.
5) DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA
1) Certificado de Depósito do Trabalho no Repositório Acadêmico (Orientações acima)
2) Nada consta da Biblioteca ICB (emitido na Biblioteca Universitária);
3) Cópia do diploma do grau acadêmico anterior (graduação); frente e verso;
4) Cópia da carteira de identidade;
5) Cópia da certidão de casamento ou Nascimento;
OBS: Casos de expedição com urgência, preencher Requerimento para prioridade de registro de diploma e anexar os documentos comprobatórios
http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/docs/form.req.diploma.pdf
Assim que enviarmos os o processo à PRPG, o discente pode acompanhar a tramitação de seu diploma em: https://www.ufmg.br/prpg/ > Expedição de diplomas e certificados.
A secretaria do PPG pode fornecer Certificado de Conclusão para os discentes titulados, enquanto aguardam diploma.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Resolução de Qualificação de Doutorado 01/2021 e Novos Formulário para Preenchimento dos Discentes e Banca
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Caros orientadores e estudantes,
A Capes tem mudado de maneira substancial os critérios de avaliação dos PPGs e tem considerado parâmetros que antes não possuíam muito peso nas avaliações. Neste sentido, o critério de número de publicações dos docentes com seus orientados tem tido seu peso muito aumentado. Com vistas neste critério, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Genética da UFMG aprovou a criação do novo formulário do Exame de Qualificação (nível Doutorado) e Nova Resolução de Regras de Qualificação).
O formulário utilizado atualmente nos Exames de Qualificação é muito subjetivo, dando pouca ciência sobre o andamento do trabalho de tese. Assim, um novo formulário foi elaborado, debatido e aprovado pelo Colegiado. Nosso intuito é saber o real estado do trabalho de tese - se as metas e os prazos estão sendo cumpridos, qual(ais) produto(s) será(ão) de fato gerado(s), etc.
Assim, o que se espera é uma melhora dos nossos índices de publicação, em que o orientado seja o primeiro autor e o orientador seja o último autor/autor correspondente.
Salientamos que a nova Resolução, o novo formulário da banca e o formulário do discente será utilizado a partir deste semestre (2021/1).
Agora, à banca de Qualificação terá acesso ao Formulário (disponível em: http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/forms.php > FORMULÁRIO DE QUALIFICAÇÃO PREENC. DISCENTES) de informes do andamento do trabalho, a ser preenchido pelo aluno (gentileza manter em word). O aluno deve entregar este formulário junto ao envio de solicitação de aprovação da banca pelo Colegiado. Esse formulário será inserido no processo de Qualificação Via SEI, para que a banca tenha este conhecimento do histórico do desenvolvimento do trabalho, subsidiando uma melhor análise.
Já o formulário reformulado da banca, como de praxe, será inserido no SEI para preenchimento online/síncrono.
Resolução publicada hoje, conforme link:
Resolução 02/2021 - Institui a CAE - Comissão de Acompanhamento de Estudantes + Informes de Funcionamento e entrega de formulários
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Caros orientadores e estudantes, boa tarde!
O Colegiado do PPG Genética aprovou a criação da Comissão de Acompanhamento de Estudantes (CAE). A CAPES tem mudado de maneira substancial critérios de avaliação dos PPGs e tem considerado parâmetros que antes não representavam muito peso nas avaliações. Neste sentido, o critério de número de publicações docente com seus orientados tem tido um grande peso. É com vistas neste critério que criamos a CAE.
O objetivo desta comissão é acompanhar o desenvolvimento dos projetos de cada estudante ao longo do doutorado/mestrado, identificando precocemente dificuldades surgidas no decorrer do curso, sugerindo possíveis adequações e assessorando o Colegiado no sentido de melhorar nossos índices de publicação orientador/orientado.
O Colegiado ressalta que a CAE NÃO tem por atribuição a interferência no desenvolvimento dos projetos e tampouco a intervenção da relação orientador/orientado, respeitando a liberdade de cátedra de cada orientador.
Este acompanhamento será realizado através de relatórios anuais enviados pelos estudantes/orientadores.
O cronograma de entrega dos relatórios será:
Nível Mestrado: Dois relatórios. O Primeiro na terceira matrícula/semestre; e o segundo seis meses antes da defesa (considerando as eventuais prorrogações).
Nível Doutorado: Quatro relatórios. Primeiro ao Terceiro: relatórios anuais na terceira, quinta e sétima matrícula/semestre e, Quarto: seis meses antes da defesa (considerando as eventuais prorrogações).
O formulário proposto pelo Colegiado para o relatório será preenchido online, através de nosso site http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/ > em acesso restrito (Para quem nunca acessou, a senha é o seu CPF). Os itens serão distribuídos em abas e o discente deverá transcrever lá suas respostas e submeter o relatório à CAE. O aluno poderá receber a revisão do professor orientador, caso ele tenha feito alguma observação sobre o relatório (à exceção do ITEM 5, que o orientador não terá acesso).
Em (http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/quadroacrelmd.php) está disponível a tabela com os prazos de preenchimento anuais e a confirmação de envio ou pendência de cada estudante. O sistema enviará e-mails automáticos para lembrete de preenchimento.
Sobre o conteúdo do formulário:
O discente enviará (com aval do orientador) os quatro primeiros itens, que constituirão o Relatório Geral. Uma outra aba (item 5) poderá ser preenchida pelo discente e apenas os membros da CAE terão acesso a ela.
O orientador verá, em seu acesso restrito, o relatório geral dos seus estudantes, com exceção do item 5 (exclusivo para a CAE). O docente terá a opção de analisar o relatório, podendo enviar à CAE ou retornar ao aluno com observações (haverá um campo de preenchimento para essas observações). O docente também terá a mesma aba (item 5) para preencher, com acesso apenas aos membros da CAE. Assim, tanto o orientador quanto o discente terão um espaço reservado para falar diretamente e exclusivamente com a Comissão.
A ideia é oportunizar uma visão geral do desenvolvimento do trabalho nos itens de 1 a 4 e, lado outro, uma visão individual do estudante e do orientador quanto ao item 5, que apenas a CAE visualizará, dando liberdade para que discente e docente possam escrever neste item com individualidade e expor a sua visão do processo.
A CAE analisará os relatórios e, caso identifique dificuldades no desenvolvimento do projeto, poderá marcar uma conversa com o estudante e/ou orientador para esclarecer dúvidas e sugerir alternativas.
A CAE produzirá semestralmente um relatório de assessoramento para o Colegiado.
Considerando a entrada em vigor neste primeiro semestre de 2021, a primeira cobrança ocorrerá a todos os alunos (exceto os recém-admitidos naquele semestre) em 2022/1º semestre.
Segue modelo de formulário (que será preenchido online pelo discente e docente em seus respetivos acessos restritos no site): http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/docs/MODELOFORMULARIO.CAE.pdf
A resolução encontra-se no link.
Att.
PGGEN
Resolução nº 03/2021: Estabelece normas para Composição de bancas de defesa de Mestrado e Doutorado e Qualificações no PPG em Genética
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O Colegiado do PPG Genética aprovou novas regras para a formação das bancas de defesa de Mestrado e Doutorado, além das bancas de Qualificação de Doutorado.
Desse modo, divulgamos a Resolução nº 03/2021 (link abaixo).
Gostaríamos de solicitar a todos que avaliem a Resolução antes de enviar suas propostas de banca para apreciação do Colegiado.
Para facilitar o trâmite, procedemos com a modificação do Formulário de Aprovação de Banca Examinadora (Defesas e Qualificações) fazendo um compilado de todas as informações necessárias à defesa, incluindo a resolução divulgada hoje, as novas regras de qualificação, a tramitação via SEI, dentre outros informes.
Está disponível em: Formulários/Documentos > Formulário de Aprovação de Banca Examinadora (Defesas M/D e Qualificações).
Contamos com a colaboração e compreensão de todos.
Att,
Coordenação