Genética UFMG

English Spanish

Retornar
10 de Maio de 2019
DARWIN DAY 2019 - Participação valerá presença em Seminários!

Maiores Informações em: https://labs.icb.ufmg.br/lbem/darwinday/

Darwin Day UFMG

17 de maio de 2019 no auditório Nobre do CAD-1 da UFMG, em frente ao ICB.

No dia 17 de maio de 2019 ocorrerá o Darwin Day UFMG 2019, celebrando 160 anos da Teoria da Evolução e das Ciências Biológicas. Este evento é parte do programa de extensão do Centro de Coleções Taxonômicas (CCT-UFMG), órgão do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, está sendo organizado por alunos e professores do ICB-UFMG.
Contamos com o apoio da Sociedade Brasileira de Genética, o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG e os programas de pós-graduação em Genética, Zoologia, Microbiologia, Bioinformática e Ecologia da UFMG.

Programação

O evento aborda temas de vanguarda das Ciências Biológicas e suas bases e implicações evolutivas.

8h00 Recepção dos participantes

8h30 Abertura do Darwin Day 2019

Palestrantes e temas confirmados:

9h00 Tiana Kohlsdorf - USP-RP - Biologia evolutiva do desenvolvimento (Evo-Devo).

9h50 - pausa para café

10h15 Bruno R. Souza - UFMG - Neurobiologia e Comportamento: estrutura emergente ou epifenômeno evolutivo?

11h10 Luiz Henrique Rosa - UFMG - Evolução de fungos em ambientes extremos

12h00 - pausa para almoço

14h00 Glória R. Franco - UFMG - As diversas facetas do mecanismo de splicing: evolução e adaptações em diferentes grupos taxonômicos

14h50 Luiz Eduardo del Bem - UFMG - Origem e evolução das plantas terrestres: como nosso planeta ficou verde

15h40 - pausa para café

16h00 Nélio Bizzo - USP-SP- Ensino de Evolução: o que dizem as pesquisas no Brasil e em outros países?

16h50 Roda de Conversa sobre Evolução Biológica nas Ciências e no Ensino
com professores do ensino superior Nélio Bizzo (USP), Fabrício R. Santos (UFMG) e Sávio T. Farias (UFPB) e do ensino médio Claudio B. Santos (Escola Estadual Hugo Viana chaves), Cristiane M. Justi (Escola Estadual Pedro II) e Daniel Coscarelli (Colégio Loyola)

Processo seletivo
Editais, modelos,
resultados

Formulários/Documentos
Formulários e documentos

Laboratórios
Laboratorios

Calendário Acadêmico UFMG

PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA - ICB - UFMG

Bloco L3 - Sala 317 - ICB/UFMG
Horário de atendimento ao público: 08 às 11:30hs e 13 às 14:30hs.
Av. Antônio Carlos, 6627 - Cx.Postal 486 - Pampulha
CEP: 31270-901 - Belo Horizonte - MG - (0xx) - 31 - 3409-2570 - pg-gen@icb.ufmg.br

Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Rizzatti Luizon
Subcoordenação: Prof. Dr. Fabrício Rodrigues dos Santos
Secretária: Raíssa Campos

Acesso restrito

Docentes/discentes: login = senha = CPF (dígitos); Usuários do sistema: login e senha no sistema; Observatório COVID: senha pré-definida no módulo.

Genética UFMG Facebook Genética UFMG Twitter