Genética UFMG

ICB - UFMG
English Spanish

Teses

Retornar
Dados da tese

Número
91  
Aluno
José Eustáquio dos Santos Júnior
Orientador
Fabrício Rodrigues dos Santos
Linha de Pesquisa
 
Título da defesa
BIOGEOGRAFIA HISTÓRICA DAS ESPÉCIES DE MAMANGAVAS COM ÊNFASE NAS ESPECIES NEOTROPICAIS: IMPLICAÇÕES SISTEMÁTICAS E PARA A CONSERVAÇÃO
Número de páginas
 
Data da defesa
23/02/2017
Local
Bloco I3 Sala 236
Horário
08:30
Banca Examinadora
Fabrício Rodrigues dos Santos - Orientador (UFMG)
Adalberto José Dos Santos (UFMG)
Kirstern Lica Follmann Haseyama (UFMG)
Newton Pimentel de Ulhôa Barbosa (UFMG)
Pavel Borisovich Klimov (University of Michigan)
Resumo
A biogeografia é uma ciência que usa dados biológicos e geográficos para compreender os padrões de distribuição dos táxons em um contexto histórico-geográfico. Atualmente, são reconhecidas seis regiões biogeográficas no mundo, sendo o território brasileiro parte da região Neotropical. Esta região possui uma complexa história geológica, sendo constituída por um mosaico de ambientes com composições diferentes de espécies. A busca pelo entendimento dos processos geográficos e biológicos que resultaram nos padrões de distribuição dos táxons da região neotropical é dificultada por ela apresentar registro fóssil escasso e poucos estudos filogenéticos e filogeográficos. Dentro do contexto das subregiões biogeográficas que compõem a região Neotropical, estão as montanhas do leste do Brasil, que possuem uma rica variedade de solos, microrregiões climáticas e uma complexa cobertura vegetal ao longo dos gradientes de altitude, o que confere a estas áreas um alto endemismo. Através de métodos biogeográficos, análises filogenéticas e por técnicas utilizadas para inferir modelos de distribuição de espécies ('species distribution models' - SDM), o aumento do conhecimento das mamangavas (Bombus Latreille, 1802) Neotropicais contribuirá para a elucidação dos processos que moldaram a distribuição das abelhas na Região Neotropical. Neste trabalho, foram empregadas análises filogenéticas e biogeográficas, com base em dados moleculares, modelos de nicho ecológico e análises de nicho para a compreensão dos processos que moldaram a distribuição das espécies neotropicais do gênero Bombus Latreille, 1802. O primeiro capítulo intitulado, Hitting an Unintended Target: Phylogeography of Bombus brasiliensis Lepeletier, 1836 and the First New Brazilian Bumblebee Species in a Century (Hymenoptera: Apidae,) foca nos estudos fitogeográficos de B. brasiliensis e na descrição de uma nova espécie com distribuição restrita entre o norte do Espírito Santo e o sul da Bahia. O Segundo capítulo intitulado Peripatric speciation followed by niche differentiation between sister bumblebee species from the Atlantic Tropical Rain Forest, Brazil, testa os fatores relacionados ao evento de especiação entre B. brasiliensis e B. bahiensis Santos Júnior & Silveira, 2015 e chama a atenção para o status de conservação de B. bahiensis. O terceiro capítulo intitulado, A new perspective on historical biogeography, divergence times and diversification patterns of Neotropical bumblebees (Hymenoptera: Apidae), compara o ritmo de diversificação entre as regiões biogeográficas e busca compreender os principais processos que moldaram a atual distribuição das mamangavas, com ênfase na região Neotropical. 
Palavras-chave
Bombus, Bumblebee; Biogeografia, nova espécie
Tese no formato PDF
 
Ata da defesa no formato PDF
Clique para abrir



Processo seletivo
Processo seletivo
Editais, modelos,
resultados

Formulários/Documentos
Formulários e documentos

Laboratórios
Laboratorios


Calendário Acadêmico UFMG

PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA - ICB - UFMG

Bloco L3 - Sala 317 - ICB/UFMG
Horário de atendimento ao público: 08 às 11:30hs e 13 às 14:30hs.
Av. Antônio Carlos, 6627 - Cx.Postal 486 - Pampulha
CEP: 31270-901 - Belo Horizonte - MG - (0xx) - 31 - 3409-2570 - colposgen@icb.ufmg.br

Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Rizzatti Luizon
Subcoordenação: Prof. Dr. Fabrício Rodrigues dos Santos
Secretária:

Acesso restrito

Docentes/discentes: login = senha = CPF (dígitos); Usuários do sistema: login e senha no sistema; Observatório COVID: senha pré-definida no módulo.
 

Genética UFMG Facebook Genética UFMG Twitter